segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jogo da Seleção Brasileira em Belém

Vou fazer algumas considerações a respeito do  jogo da Seleção Brasileira em Belém com a Seleção Argentina.

Foto Evaristo Sá-AFP


Na questão do publico presente no estádio, mais uma vez Belém deu show nas arquibancadas, é incrível que o torcedor paraense tenha enchido a arquibancada do Mangueirão com o valor absurdo cobrado para assistir um jogo amistoso, transmitido para todo Brasil inclusive para Belém. Foi lindo quando a torcida paraense cantou o hino nacional, um episodio lindo, mostrando que apesar de diversos fatos, ainda acreditamos nesse país, mas lindo ainda é ver que apesar da Globo querer editar isso, o torcedor paraense ainda tem uma cultura fortíssima, vide as torcidas de Remo e Paysandu com bandeiras e camisas, que só não eram mais que as "amarelinhas".

É muito triste ver a grande mídia tentando mostrar o fatos que não eram verdade como se a maioria da torcida que estava levando bandeiras e camisas de clubes fosse torcedora de times de outros estados, felizmente a torcida mostrou isso na arquibancada, como remista que sou achei muito emocionante a torcida gritando o nome "REMOO, REMOOO, REMOOOO...", ali percebi que embora os clubes paraenses tenham dirigentes de péssima qualidade, isso para não entrar na questão do caráter destes, as suas torcidas ainda continuam fieis a espera de resultados melhores dentro e fora de campo.

Voltando ao jogo (nem tanto assim), é um pouco constrangedor aceitar, mas nosso povo mais uma vez cai na velha politica do pão e circo, o futebol vem sendo usado como uma ferramento muito eficiente para o controle da sociedade brasileira, mas especificamente aqui no Pará vemos que nosso governo estadual sabe usar esta "ferramente" muito bem, Jatene governador do Pará pelo PSDB, usou como artimanha de campanha o insucesso a Ex-governadora Ana Julia em trazer a Copa pra Belém, assim acabou por dar um grande golpe na candidata do PT, que também usava dessa mesma politica do Pão e Circo, porém sem a mesma eficiência do candidato tucano e sem varrer com a mesma habilidade as suas sujeiras para de baixo do tapete, Jatene então acaba por se mostrar muito habilidoso em se promover, juntamente com o jogo (tão bem utilizado para dar uma resposta para sociedade do tipo "Se fosse eu a Copa estaria em Belém"), anunciou Belém como sede da Copa América, o que deixou a opinião publica em êxtase, no entanto não contava com a CBF desmentindo o governador.

É triste ver que a população seja enganada desse jeito, devemos parar e refletir o porque de certas ações dos nossos governantes, mas ainda devemos fiscalizar não apenas os políticos que elegemos, mas todos que ali estão causando prejuízos ou benefícios a nossa vida, de acordo com suas ações enquanto políticos.

Passado algum tempo do jogo, hoje fica a certeza de que Belém não perdeu a Copa, mas sim o inverso, a Copa de 2014 perdeu Belém. Também fica a reflexão provamos que somos a melhor torcida do brasil, mas o que o jogo da seleção contribuiu para nossa cidade e para nosso estado? Não que eu seja contra jogos da seleção em Belém, na verdade sou a favor, mas me incomoda bastante a ideia de pessoas usarem isso para lucrar absurdamente e controlar de forma mais eficaz a sociedade paraense... devemos refletir e tentar não sofrer com efeitos pós-jogo da seleção.

Por Thiago L. Bessa M. para Visão de Um Ponto, Futebol Oficial e Futebol Nortista

Um comentário:

  1. Excelente postagem sobre o jogo da seleção, concordo em numero, gênero e grau.
    Este jogo não passou de um cala boca a população do Pará.

    ResponderExcluir