segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BELÉM, 400 ANOS - Por LFP


Como contribuição a esta seção de debates preparatórios para os 400 anos de Belém, que se completarão em 2016, Valdemiro Gomes mandou um texto que escreveu em 2004 sobre o bairro do Reduto. Um desafio que já era grande naquela época e se tornou ainda maior hoje. Pela omissão, descaso e desinteresse pela causa pública,


A administração da CDP (Companhia das Docas do Pará) anuncia que pretende anexar a avenida Marechal Hermes ao cais do porto e transferir os históricos galpões de ferro para fora do cais, visando ampliar a área de estocagem de containeres. Anuncia ainda a CDP que, em contrapartida, voltaria a abrir a ex-rua Belém, transformada inexplicavelmente em depósitos, agora como uma nova avenida, um prolongamento da Pedro Álvares Cabral.
Quem está sendo ouvido? O instituto de arquitetos? O CREA, Conselho Regional de Engenharia/Agronomia e Arquitetura? Os moradores do Reduto, onde as ruas estão incluídas? O cidadão belenense? A Câmara de Vereadores? O prefeito de Belém? Desconheço.
Eu, empresário com empresa instalada no Reduto (Lazer & Cia - hoje, Companhia Athletica), estou alegre. Certo? Certo e errado. Certo, pois a anunciada abertura da ex-rua Belém (sonho que acalento) trará ganho ao patrimônio e valorização do negócio, quando nosso empreendimento ganhará uma nova e importante fachada. Errado, como cidadão, amante de Belém, que não pode aceitar a aberração de ver transformar a av. Marechal Hermes em depósito, em um cemitério de contêineres, principalmente quando é sabido que uma grande maioria dos contêineres, que hoje são estocados no retro-porto de Belém, estão vazios e alguns foram transferidos de outros portos pelas facilidades econômicas que aqui encontram.
Custa-me a acreditar que a proposta propagada possa esquecer os milhões gastos para a construção da Alça Viária, que permitiu a ligação por terra ao porto de Vila Conde (cujo calado é mais de duas vezes o de Belém). Como justificar tal proposta quando a própria CDP promove a ampliação do porto de Vila do Conde e de seu novo terminal de contêineres? Não compreendo.
Para facilitar e levar às nossas autoridades a palavra daqueles que vivem, trabalham, no Reduto, aceitamos liderar um movimento, chamado de Amigos do Reduto, que no futuro poderá tornar-se associação. Hoje, mais de duzentas pessoas já aderiram ao movimento, que busca não somente discutir o futuro do cais e a retirada do mapa da cidade de uma de suas mais importantes avenidas como e especialmente estudar a revitalização do Reduto.
O Reduto, um dos bairros mais antigos de nossa cidade, foi no passado coração da economia paraense. Hoje, encontra-se degradado, esquecido, mas que através de algumas iniciativas privadas já sinalizou que pode acordar, voltar a iluminar-se. É no Reduto que o cais do porto de Belém foi edificado, a primeira usina de energia de Belém construída (memorizada nos restos de uma bela chaminé), as primeiras fábricas se instalaram (cordas, sacos, sabão, etc.) e onde os primeiros esgotos (ainda existentes) foram lançados.
Os Amigos do Reduto desejam intermediar esforços entre o município e a iniciativa privada visando coordenar as ações necessárias à elaboração de um projeto que transforme o atual decadente Reduto no mais belo e moderno bairro de nossa cidade. Queremos brindar os 400 anos de nossa Belém, com a comprovação de que é possível sonhar. Sonhar com um novo pacto. Um pacto entre a iniciativa privada e o poder público, para a construção de um novo ideal.

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